Описание
“Como seria para uma criança ter de cruzar sozinha mares e fronteiras?”
É isso que “AMAL – e a viagem mais importante da sua vida”, o surpreendente novo livro-app da Editora Caixote e da Webcore Games, leva os jovens leitores a imaginar. Para algumas crianças, uma possibilidade impensável. Para centenas de milhares de menores refugiados desacompanhados, uma dura realidade. O livro, que foi lançado também impresso, conta com o apoio do ACNUR – Agência da ONU para Refugiados.
Escrito pela correspondente Carolina Montenegro e com narrativa visual criada por Renato Moriconi, “Amal” é um livro que homenageia as crianças refugiadas. E
mais: que se propõe a fazer a diferença. O aplicativo tem distribuição gratuita porque se propõe a chegar ao maior número possível de leitores, para informar e sensibilizar. O aplicativo também contribui diretamente para projetos humanitários relacionados aos refugiados (para saber mais sobre isso, acesse: www.editoracaixote.com.br/amal).
Venha ler essa história inédita e atual, surpreender-se com as animações autorais de Renato Moriconi e com a trilha sonora original do músico Arthur de Faria. Você pode ler o livro ou ainda ouvir a história sendo contada por diferentes narradores, que são artistas relacionados à causa dos refugiados e que contribuem para a beleza da história com seus distintos sotaques.
No app, você ainda encontra sugestões de maneiras de ajudar à causa dos refugiados, além de alternativas para contribuir para a continuidade e expansão do projeto Amal.
Sinopse:
“Amal, você precisa partir, e logo!”
Foi assim que o avô disse à menina síria que ela precisaria deixar o país para fugir da guerra. Sozinha. Ela só tinha 12 anos.
“Amal” é uma narrativa literária cheia de aventuras, perigos e de coragem. A menina viaja desde a Síria até a Turquia e depois Grécia e Itália, sozinha, de carona, à pé e até de bote improvisado. Pelo caminho, conhece crianças na mesma situação, mas vindas de outros países e contextos. O livro revela o drama nas circunstâncias de cada uma delas, mas também a coragem e a determinação. É, em outras palavras, uma homenagem às milhões de crianças refugiadas e, em especial, aquelas centenas de milhares que viajam sós pelo mundo para sobreviver.
** Sobre o apoio do ACNUR
“O ACNUR apoia e acredita no livro "Amal" como estímulo à educação, sensibilizando professores e leitores e atuando para que os direitos dos refugiados sejam respeitados”