Описание
Os Protocolos Clínicos Institucionais (PCI) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP) são orientações para a condução de atendimentos à saúde, com objetivo de guiar e padronizar as múltiplas decisões que envolvem a assistência em ambientes de alta complexidade e, assim, promover qualidade e garantir segurança na assistência ao paciente. Os protocolos assistenciais são embasados em evidências científicas recentes e excelência científica, incluindo diretrizes de organizações de saúde nacionais e internacionais, customizadas para o ambiente em que são aplicadas. (Revista Qualidade HC, ISSN 2526-0162, Versão Online, edição de 2018; http://www.hcrp.usp.br/revistaqualidade/uploads/Artigos/217/217.pdf)
O HCFMRP-USP é uma autarquia vinculada à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que se constitui em hospital estruturante e referência terciária para Ribeirão Preto e região, totalizando 3,5 milhões de habitantes no seu raio de abrangência (www.hcrp.usp.br). Lidera um complexo de saúde que inclui outros três hospitais secundários, vários institutos e centros, além de destacada atuação em nível primário representada por núcleos da saúde da família.
O PCI-HCFMRP-USP foi desenvolvido pela interação entre sua Administração Central e docentes e pós-doutorandos da FMRP-USP e está sob a coordenação do Departamento de Atenção à Saúde. São periodicamente revisados e atualizados, para se adequarem aos novos conhecimentos e avanços tecnológicos na área da saúde e para se ajustarem aos processos e fluxos de assistência do complexo hospitalar. Os diversos protocolos são integrados dentro de uma linha de cuidado, oferecendo diretrizes abrangentes que contemplam as diversas etapas de avaliação e tratamento de uma condição clínica específica.
A disponibilização destes protocolos via aplicativo para smartphones contribui para a sua ampla difusão e incentiva a sua consulta em tempo real, ou seja, durante o atendimento. O cadastro do usuário permite avaliar a abrangência de seus protocolos, além de possibilitar a comunicação entre os usuários e os desenvolvedores. Dessa forma, os usuários poderão enviar comentários sobre os protocolos ou solicitar o desenvolvimento de um protocolo específico. A lista de usuárias cadastrados poderá ser utilizada pela instituição para disseminar outras informações pertinentes de acordo com o interesse do usuário, que irá declarar suas preferências no momento de seu cadastro.