Description
Foi no Rio de Janeiro, em 1923, que Roquete Pinto e Henrique Moritze fundaram a primeira Rádio no Brasil, ou seja, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Em Concórdia, o senhor Caetano Chiuchetta, foi quem comprou o primeiro aparelho de rádio da região, o qual foi instalado em sua bodega (bar). Muita gente que entrava lá queria saber quem estava falando dentro daquela máquina.
Mas foi em Julho de 1949 que o sonho se tornou realidade, indo ao ar em caráter experimental a primeira rádio da região, cujo proprietário era o Dr. Tássito Kreimer (na época dono do Hospital São Francisco), tendo como gerente o Sr. Edmundo de Menezes, sogro do senhor Tássito. No dia 13 de Março de 1950 foi inaugurada a primeira rádio no município de Concórdia com o prefixo ZYX - 3, Rádio Sulina LTDA, que operava na frequência de 1.280 Khz.
Em 1954 a Rádio foi adquirida pelo médico Diomar Kraemer e passou a se chamar Rádio Difusora, localizada onde atualmente é a loja Pittol. A Rádio Rural de Concórdia LTDA surgiu em 05/04/56, quando a potência passou para 250 Watts e a freqüência para 840 khz e prefixo ZYT - 33.
Esta nova emissora foi inaugurada em 27/03/57. Em 1960, os estúdios foram transferidos para a Rua do Comércio no Prédio Dogelo Goss ali ficando até 1979, época em que sua programação estava mais voltada para o meio rural com os programas da Sadia, Associação Rural, ACARESC, e outras entidades agropecuárias. Em 1978 os sócios cotistas da Rádio Rural decidiram doar todo o patrimônio da Empresa à Fundação Attilio Francisco Xavier Fontana que passou a administrar a emissora.
O novo prédio foi construído onde atualmente funciona a Rádio e a potência passou para 5 KW. Em 06/08/81 surgiu a Fundação Rádio Rural cujos patrocinadores eram a FAF e a empresa Sadia. Dentre os primeiros comunicadores destacamos Valdemar Stefaner, Udo Leal, Orestes Perotto, Mauro Muniz e revelou um dos maiores repentistas do país, o Garoto de Ouro. Atualmente, a Rádio possui como sócios os senhores Lirio Zonta, Nauro Jasper, Nelso Bonissoni e Alberto Stringhini, e 24 funcionários.